Decifre sua marca

Da produção a comercialização, o produto passa por diversos processos, seja de planejamento, estudo de possíveis leads ou até mesmo pesquisa de mercado de concorrentes  até chegar em nossas mãos. Mas então por que mesmo com tanto planejamento ainda existem marcas que não convertem?

O fato é que a marca é muito mais que um logotipo bem desenhado, ela está diretamente ligada ao que sentimos quando utilizamos determinado produto, ou seja, a nossas experiências. Veja um bom exemplo, você sabia que o nosso humor melhora em 40% quando sentimos uma fragrância agradável? Incrível não é? Essa relação com nosso sentidos é de grande importância no mercado atual e desvenda o grande mistério de marcas com anos de experiência.

A chave para obter o sucesso da sua marca está no que ela transmite. Já pensou que temos mais sentidos além da visão? É claro que o visual é essencial, ou melhor, indispensável, mas… E se você transmitisse sua marca de forma sensorial? Buscando envolver o consumidor em todos os sentidos? Pensando sempre em que experiência seu cliente irá viver ao utilizar ou consumir seus produtos. Esse conceito é tão comum em nosso cotidiano que se pararmos pra pensar como nosso cérebro associa experiências através dos sentidos, podemos sentir o cheiro de carro novo, ao pensar em trocar de carro!

É claro que assim como há o lado positivo, que nos ajuda a conquistar o cliente, também existe o lado negativo, onde uma experiência ruim pode fazer o cliente ter uma má impressão da marca.

A marca deve possuir um encanto natural. Ao viver falar nela, o ouvinte sente vontade de ter o produto, faça sentir o sabor mesmo sem tê-lo naquele momento! E aqui vai uma super dica de como aplicar esse conceito a sua marca ou de sua empresa: descreva as marcas que você conhece! Faça anotações do que aquele chocolate te faz lembrar, um momento com alguém especial, um presente, aquela marca de roupas que tem um cheiro só dela e te deixa mais confortável. São inúmeras as características a serem observadas.

Agora que você já sabe como conquistar através da usa marca, usando estímulos sensoriais, comparou experiências com marcas que conhecem, que tal decifrar a sua marca?! Ela está ligada a uma tradição ou costume? Suas cores e formatos transmitem o que ela propõe? E as experiências que seus clientes vivem quando a consomem, está sendo positiva? Se você tem experiência facilmente responderá todas essasquestões e fará as adequações necessárias, mas, na dúvida, procure uma agência de marketing para auxiliar nesse trajeto, um bom profissional fará toda a diferença.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s