Especialista dá curso online e gratuito de produtividade

“Desperdiçamos muito tempo com atividades que nos desconectam daquilo que é mais importante em nossa vida, o amor. Passamos muito tempo longe das pessoas que amamos, nossos amigos, nossa família, nossos filhos, porque não temos tempo”. A afirmação é da especialista em finanças Simone Costa, fundadora da Você Rica, uma rede de apoio e educação financeira para mulheres.

Simone explica que, muitas vezes, a falta de tempo e de produtividade estão intimamente ligadas e tem a ver com consciência do próprio tempo. Sem ela, passamos muito tempo em atividades que poderiam ser feitas de forma mais rápida, e pouco tempo com o que e quem realmente importa. É aquela sensação de que o dia inteiro passou, você esteve ocupado todo o tempo, mas acabou não fazendo nada. O dia simplesmente não “rende”.

Pensando nisso, Simone desenvolveu um curso sobre produtividade, totalmente online e gratuito, que conta com palestra, conteúdo por e-mail e grupo de discussão no Facebook. “Meu objetivo é que as mulheres sejam donas do seu tempo, tenham mais clareza, foco no momento presente, mais alegria, mais felicidade através do equilíbrio entre as áreas da vida”, explica.

Aproveitamos ainda para pedir para Simone algumas dicas para aumentar a produtividade:

Autoconhecimento e abandono de padrões

“Precisamos abandonar o mito da multitarefa, de que podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Se fizéssemos cada coisa por vez, terminaríamos em menos tempo e ainda com menos estresse”, diz Simone. De fato, é comum termos a tendência a achar que conseguimos, e até temos a obrigação, de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas não precisa ser assim. É melhor fazer uma tarefa bem feita do que várias pela metade. Não se sobrecarregue, porque você não merece isso.

Desapego

Simone também sugere que desapegar de certas coisas, serviços e hábitos pode nos ajudar a poupar muito tempo, focar naquilo que é mais importante e executar as tarefas de um modo mais eficiente: “quanto mais coisas temos, mais dinheiro e energia vital serão utilizados para manter tantas coisas limpas, organizadas e conservadas”. Será que você precisa de mais de um carro? Será que sua casa precisa de tantos itens de decoração? Será que você precisa estar em todas as redes sociais, mesmo não tendo tempo de atualiza-las?

O mito do ‘não’

“Mulheres têm dificuldade em dizer não aos outros, sentem-se culpadas ou constrangidas, mas impor limites é se respeitar”, orienta. Nem sempre queremos ir aquele encontro de família ou temos condições de ajudar um colega, mas acabamos fazendo mesmo assim. Isso acaba nos tomando tempo e energia que poderiam ser gastos de outra forma. ” Se a gente parar para observar, nos sentimos desrespeitadas ou culpadas quando dizemos sim quando na verdade queremos dizer não”. 

Você tem todo o direito de não estar disposta a fazer certas coisas ou se comportar de um determinada maneira, mas é seu dever reclamar esse direito para si, não negue isso para você mesma.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s