Especialista explica a importância de inspirar confiança durante a crise

A confiança é fundamental no processo de compra. Se o cliente não gostar da proposta da sua empresa, não acreditar que está adquirindo um produto ou serviço de qualidade e não tiver a segurança de que vai receber o que pagou, ele não compra.

Gabriel Rossi, especialista em marketing digital, explica que, em um momento de crise econômica, transmitir confiança é ainda muito mais importante, uma vez que o consumidor está mais atento e pensa muito bem antes de gastar seu dinheiro.

“Desde a crise mundial de 2008, o consumidor tem se tornado cada vez mais cético, ele desconfia muito das marcas. A confiança é o principal alicerce da lealdade do consumidor, e ela é conquistada por meio da consistente entrega da promessa de uma marca”, afirma. Enquanto o nível de confiança nas empresas era de 52% em 1997, em 2002 esse número caiu para 22%, o que confirma que o consumidor realmente está perdendo a confiança nas marcas.

Mas como conquistar essa confiança em um momento tão delicado? O especialista dá algumas dicas:

Entregue o promete

“Tenha uma promessa clara e atenda essa promessa”, diz Gabriel. Ele afirma que as marcas são muito mais do logotipos e slogans, elas são promessas daquilo que vendem. Seja um bolo lindo para uma festa de aniversário ou uma nova churrasqueira para um almoço em família, sua marca é uma promessa para o cliente e você não pode entregar menos do que prometeu para ele.

Tenha pontos de contato

De acordo com Gabriel, é extremamente importante criar formas de ouvir o que o seu público tem a dizer, que são os chamados pontos de contato. “Os pontos de contato são canais em que o consumidor se relaciona com a sua marca”, explica.

Através deles você será capaz de analisar melhor o comportamento da sua audiência e receber feedback, o que vai te dar uma possibilidade muito grande de otimizar os seus processos e corrigir erros. As redes sociais, por exemplo, são excelentes pontos de contato.

Invista na ferramenta que é melhor para o seu negócio

“Olhe para o comportamento do seu consumidor e não para a ferramenta”, afirma Gabriel. Muitos empreendedores se encantam com a possibilidade de estar em todas as redes sociais e plataformas, mas será que vale o esforço? O mais importante é estar no lugar certo e não, necessariamente, em todos os lugares.

O vídeo é uma forma de comunicação incrível, mas vale a pena estar no Youtube se os seus clientes não estiverem por lá? “Se pergunte aonde o seu cliente está, em quem ele confia, que tipo de informação ele consome, por quem ele é influenciado. Esse tipo de pergunta é muito mais importante que a ferramenta. Sabendo onde ele está e o que ele consome ai sim você escolhe a ferramenta”, finaliza.

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