Como transformar sua loja virtual em um sucesso

Sem sol escaldante, sem fila, sem ter que carregar aquele monte de sacolas até o carro (ou no ônibus). O comércio virtual, sem dúvida, facilitou muito a vida do consumidor que conta com mais comodidade em uma loja que funciona 24 horas e está a distância de um clique, seja lá onde você esteja.

Se o e-commerce se tornou um meio excelente para quem compra, é ainda uma ferramenta essencial para quem vende: custo menor que o de uma loja física, possibilidade de atender um público maior, facilidade e agilidade na logística.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), só em 2014 o setor movimentou R$39,5 bilhões e em 2015 deve ter faturar R$49,8 bilhões. São mais 57 milhões de consumidores comprando de tudo, acessórios, eletrodomésticos, produtos de saúde e beleza.

Com esse cenário promissor, e um infinidade de sites oferecendo criar sua loja virtual em minutos, fica fácil conquistar o mercado não é mesmo? Nem tanto. Existem alguns elementos que vale a pena dar atenção para otimizar a experiência do cliente e garantir que aquele “volte sempre” no final da compra vire realidade. Anote aí.

Descomplique

Usar linguagem clara, textos breves e garantir que o cliente vá passar pelo mínimo de etapas possíveis até chegar ás informações que ele deseja é essencial para fazer sua loja virtual rentável. Afinal, é muito chato entrar num site e fica procurando por um produto um tempão, pulando de página em página, sem achar o que se quer.

Tenha um menu descomplicado e bem organizado em setores e categorias. Opções de que mostram produtos dentro de uma faixa de preço, calculam frete, fazem previsão de entrega e simulam opções de cores, por exemplo, facilitam a vida do consumidor e aceleram o processo.

Cuide da “cara” do produto

Em um ramo em que não se pode tocar ou testar até que o item já esteja pago é essencial cuidar da imagem do produto. Disponibilize fotos reais e de boa qualidade. Vídeos demonstrativos, depoimentos e comentários de outros clientes também são excelentes formas de valorizar e dar credibilidade para a loja.

Seja claro

Peso, dimensões, voltagem, embalagem, cores, materiais usados… Forneça a maior quantidade possível de informações e esteja sempre disponível para esclarecer eventuais dúvidas. Se o consumidor não souber bem o que você está anunciando ou não vai fechar a compra, ou vai acabar pedindo devolução.

Ofereça segurança

Para muitas pessoas a grande questão entre comprar em uma loja física ou virtual é a segurança. Hoje existem sistemas extremamente eficazes que asseguram que o lojista receba o pagamento com segurança, e o consumidor tenha o produto em casa ou obtenha seu dinheiro de volta.

Deixe bem claro para o consumidor que seu site é seguro, invista em sistemas que asseguram a confidencialidade dos dados de pagamento e selos de segurança que inspiram a confiança. Ter um site confiável pode ser o que fará o cliente escolher entre a sua loja ou outra.

Não se esqueça da alma do negócio

Investir no marketing também é imprescindível. Isso não quer dizer que você tenha que gastar uma fortuna em propaganda para fazer a protagonista da novela das oito usar seus produtos.

É essencial investir em ações de marketing digital, como disseminação de conteúdo, links patrocinados, redes sociais, para trazer mais visibilidade para sua marca, captar novos clientes e manter os seus fies consumidores sempre perto de você.

Se você estiver precisando de algum serviço de marketing digital não deixe de conhecer a Macromarca.

Esteja sempre a distância de um click

Procure saber onde estão seus clientes e como eles se comunicam. Redes sociais, telefone e e-mail continuam sendo ótimos instrumentos de comunicação. O importante é que você consiga sempre ter um canal para responder dúvidas, enviar conteúdo e promoções e manter o contato com seus clientes sempre, afinal você quer que eles voltem mais de uma vez, não é?

Os canais de comunicação ainda permitem que você tenha possibilidade de receber feedback, de estar mais perto dos seus consumidores e, com isso, poder otimizar sua produção e seus serviços para eles.

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